“Evite fritura!”: quantos de nós não já ouvimos esse alerta? Provavelmente você já tenha ouvido falar que para garantir a longevidade é essencial evitar ao máximo as frituras. Isso se explica porque existem inúmeros estudos científicos que indicam que o excesso do seu consumo pode se tornar um fator de risco à saúde ao longo dos anos, podendo desencadear doenças físicas, alterações psicológicas e até mesmo a mortalidade.

Ao fritar um alimento em alta temperatura, o óleo – por melhor que seja a sua qualidade – se transforma em gordura saturada, substância nociva para a saúde. A ingestão dessa substância em excesso pode entupir as artérias, provocar doenças cardiovasculares, e também outros danos, como por exemplo o aumento da pressão arterial, má absorção dos nutrientes e desenvolvimento de câncer e diabetes tipo 2.

Estudos comprovam que apenas uma porção regular de frango frito pode elevar o risco de morte em até 13%, enquanto peixes e mariscos elevam em 7%. Um estudo de 2017, da Oxford Academic, apresenta que pessoas que consomem batatas fritas frequentemente (duas ou mais vezes por semana), possuem risco dobrado de morte prematura.

Além da fritura em si, existem outros fatores que podem estar relacionados à mortalidade nesse sentido, como por exemplo o processamento do alimento, a quantidade de sódio, o método de cozimento, o tipo de óleo usado, entre outros.

O fato é que esses tipos de alimentos são extremamente saborosos e viciantes para o paladar, e pode ser bem difícil de excluí-los da dieta. Para isso, existem diversas formas que devem ajudar a reduzir os danos e preservar a saúde.
O que fazer?
Se você é daquelas pessoas que não renunciam ao uso de óleos e das frituras na sua rotina alimentar procure substituir para óleos mais indicados às altas temperaturas, sendo estes: os óleos de soja, canola, milho, girassol e abacate.

Evite, no entanto, usar o azeite de oliva para essa finalidade. O ideal é que o azeite seja consumido apenas em temperatura natural, já que ele oxida muito rápido em altas temperaturas.

Substitua os alimentos fritos, por grelhados! Atualmente já é possível fritar um alimento apenas usando o calor do vapor – sem o uso do óleo – como é o caso das air fryes e grelhas.

Outra possibilidade é tentar controlar o tamanho das porções a fim de reduzir a frequência do consumo de frituras. Caso tenha dificuldades no processo de mudanças e adaptações alimentares, procure ajuda profissional! Uma reeducação alimentar bem acompanhada pode tornar o processo de adaptação mais fácil e prático para você. Lembre-se: essa é uma mudança necessária para garantir a sua saúde e bem-estar.
A Ônix Saúde é um plano de saúde ambulatorial que oferece a melhor relação custo-benefício para pessoas que buscam um acompanhamento nutricional interprofissional. Há quase 30 anos no Brasil, a organização conta com um corpo clínico altamente qualificado, com diversas áreas de atuação e com unidade própria de atendimento.

Clique aqui para conhecer os planos e tirar todas as dúvidas sobre valores e sobre como funciona a Ônix Saúde.