7 formas de prevenção à covid-19 pra você que precisa sair de casa
O número de pessoas contaminadas pela covid-19 no mundo todo é cada vez maior, ainda que em alguns países a curva de contágio esteja em queda ou estacionada, em outras regiões ela permanece em constante avanço.
Depois de alguns meses vivendo em quarentena, os brasileiros vêm, aos poucos, retomando suas atividades. Para que isso seja possível, a população deve seguir à risca uma série de recomendações propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que esse retorno ao chamado “novo normal” seja feito de forma responsável.
Afinal, quando se trata de saúde, os cuidados devem ser redobrados para que não corramos riscos que podem ser evitados.
Enquanto os estudos sobre as vacinas continuam em fase de testes e não se sabe ao certo quando ela estará disponível para a população, as medidas de prevenção permanecem sendo a melhor e mais eficaz forma de conter a curva de contágio e a proliferação do vírus, bem como a quantidade de obtidos decorrentes da doença.
Se você faz parte do grupo que já está retomando as atividades e precisa sair de casa, logo abaixo vamos conhecer algumas das medidas mais indicadas de combate à disseminação do coronavírus.
Precisa sair de casa? Conheça 7 formas de prevenção à Covid-19
Visto que o contágio pode acontecer por exposição a gotículas e secreções, contato com superfície contaminada ou através do ar; vamos às recomendações:
1.Lave as mãos sempre que possível
Frequentemente lave as mãos com água e sabão. Caso não tenha acesso, por estar fora de casa, ande sempre com álcool em gel, que terá efeito tão efetivo quanto.
2. Use a máscara o tempo todo
Essa é uma das medidas mais eficazes, aliada a higienização das mãos. Ela impede que a maior parte das gotículas chegue até seu nariz e boca e deve ser trocada com frequência, de preferência a cada 2 ou 3 horas.
3. Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca com o braço
Desse modo, caso você esteja contaminado, evita que as gotículas e secreções se espalhem pelo ar.
4. Não leve as mãos aos olhos, boca ou nariz
Suas mãos estão em contato com diversas superfícies durante o dia, principalmente se você estiver fora de casa, e podem estar infectadas. Ao evitar colocá-las no rosto, impede que o vírus entre no seu corpo.
5. Higienize seu veículo
Algo que pode passar despercebido, mas que é uma medida muito importante. Sempre que chegar em casa realize a higienização do seu veículo pelo menos passando um pouco de álcool nas superfícies mais usadas.
6. Evite aglomerações
Ao sair de casa, mantenha sempre o mínimo de 1 metro de distância de outras pessoas, principalmente se elas estiverem tossindo ou espirrando.
7. Não compartilhe objetos pessoais
Dê preferência aos objetos descartáveis e em hipótese alguma compartilhe utensílios como copos ou talheres com outras pessoas.
Lembre-se: se você se sentir indisposto ou apresentar sintomas leves, permaneça em casa e observe a evolução do quadro. Caso sintomas como febre e tosse, seguidos de dificuldade para respirar, persistam, procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.
Além disso, conte com um plano de saúde de qualidade que possa te ajudar em relação à Covid-19, caso algo aconteça. Se precisar, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
Publicado originalmente por Pablo Massolar no site da Publiki