5 dicas de alimentação para aumentar a imunidade
A relação entre a boa alimentação e a qualidade da nossa saúde já foi comprovada cientificamente por diversas vezes. Ao contrário do que possa parecer, uma dieta que tem como objetivo aumentar a imunidade corporal não precisa ser complicada. Existem alimentos que são peças fundamentais para o aumento das defesas do nosso sistema imunológico.
Nos dias atuais, a correria e o estresse são cada vez mais rotineiros, sendo comum deixar a qualidade da alimentação um pouco de lado, priorizando lanches rápidos e muitas vezes nada saudáveis. E é exatamente aí que mora o perigo! Essa mesma correria e estresse, aliados a uma má alimentação, deixam o nosso sistema imunológico enfraquecido, colocando o nosso corpo em uma situação mais suscetível a doenças.
Algumas dicas como dormir bem e praticar atividades físicas podem melhorar nossa reposta imunológica. Porém, a alimentação saudável é a principal arma nesse combate. A seguir veremos cinco dicas para melhorar a alimentação e, consequentemente, o nosso sistema imunológico.
1. Frutas Cítricas
Frutas cítricas como limão, laranja, tangerina, acerola, etc. são ricas em vitamina C, que é um dos componentes principais para a melhora do sistema imunológico, auxiliando na produção de células que aumentam nossas defesas. Outro benefício é sua ação antioxidante, que protege as células das substâncias prejudiciais formadas pelo próprio corpo.
2. Folhas verde-escuras
Folhas como couve, rúcula, agrião e espinafre têm a coloração verde mais escura, o que indica grande quantidade de vitamina C e de vitamina A. Podem ser consumidas refogadas ou cruas, ajudam na melhora das defesas do corpo, e na capacidade das nossas células de detectar e combater infecções.
3. Oleaginosas e sementes
Alimentos dessa categoria são ricos em vitamina E, que também é um importante antioxidante, protegendo nosso corpo e aumentando a imunidade. Castanha-do-Pará, castanha-de-caju, nozes, avelãs e amêndoas são do grupo das oleaginosas. Já a linhaça, a chia, o gergelim, entre outras, são as sementes. Tanto as oleaginosas quanto as sementes são ótimas opções para o lanche da tarde, com baixo teor calórico, mas proporcionando saciedade.
4. Vitamina D
A vitamina D é muito importante para a melhoria do sistema imunológico, pois regula as células de defesa. Ela pode ser captada por exposição ao sol, mas sabemos que nem sempre é possível aproveitarmos o sol nas horas apropriadas. Por isso, também podemos consumir a vitamina E de certos alimentos como peixes, cogumelos e alguns leites e derivados.
5. Água
Que a água traz inúmeros benefícios para nosso corpo todo mundo já sabe, mas sabia que ela também melhora nossas defesas? Para que o nosso corpo trabalhe corretamente, se manter hidratado é um dos principais fatores.
A falta da quantidade correta de água prejudica nossa produção de saliva e lágrimas que são barreiras importantes do nosso sistema autoimune. Para potencializar a sua hidratação, além da água, você pode se hidratar com água de coco, sucos naturais e chás sem açúcar.
Existem também alguns alimentos que devem ser evitados, principalmente se você já vem sentindo suas defesas corporais enfraquecidas. Pesquisas afirmam que frituras, salgadinhos, embutidos, refrigerantes e doces, quando consumidos em excesso, podem dificultar o funcionamento do sistema imunológico. Por isso, fique de olho!
Publicado originalmente por Pablo Massolar no site da Publiki