4 dicas para lidar com a ansiedade
A ansiedade é um estado emocional que propicia sensações de medo, insegurança, angústia e desconforto, podendo também desencadear sintomas físicos como, por exemplo, sudorese em excesso, falta de ar, palpitações, tremedeiras, entre outros.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é, hoje, o país com a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo inteiro. Em 2019, cerca de 9,3% pessoas no país possuíam o transtorno, e a cada ano, esse dado só aumenta.
Pesquisadores afirmam que o aumento da tecnologia e o imediatismo que isso trouxe para a sociedade pode estar afetando o estado emocional das pessoas, sendo a ansiedade um reflexo de toda essa aceleração.
Sabendo disso, hoje separamos 4 dicas que podem te ajudar a lidar melhor com a ansiedade. Veja:
1. Faça exercícios físicos frequentemente
As atividades físicas ajudam a elevar os níveis de serotonina e endorfina no organismo, substâncias que aumentam a sensação de prazer e que ajudam a lidar com estados de ansiedade.
Os exercícios não precisam ser feitos todos os dias, afinal, nem todo mundo gosta ou tem essa disposição. Mas que tal começar aos poucos? Escolha um fim de tarde para caminhar no parque por pelo menos meia hora ou coloque aquela música favorita e dance no seu quarto até suar.
2. Alimentação equilibrada
Durante as crises fica difícil cozinhar e, ainda, comer bem. Mas aproveite os dias em que estiver disposto(a) para ingerir alimentos que realmente nutram e forneçam energia para o seu corpo! Isso vai prepará-lo para receber melhor os dias ruins, quimicamente falando.
Inclua na sua alimentação: carboidratos, banana, chocolate, espinafre, frutas cítricas, carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados.
3. Controle a sua respiração
Uma das formas mais eficientes de lidar com os sintomas de ansiedade é se concentrar na sua respiração e tentar tomar o controle lentamente.
Primeiro, inspire devagar pelo nariz, com a boca fechada, deixando o abdômen expandir-se. Depois, expire devagar pela boca. Coloque as mãos em cima da barriga para acompanhar o movimento de forma consciente.
Essa é uma técnica de relaxamento através da respiração diafragmática muito utilizada por profissionais da saúde e pode ser usada sempre que você quiser ou precisar. A técnica ajuda a reduzir a respiração ofegante, os tremores, a taquicardia e fazem com que a pessoa volte sua atenção para si mesma.
4. Invista em autoconhecimento
Apesar da ansiedade ocasionar desequilíbrios químicos no organismo, ainda assim, a sua origem é emocional. Portanto, é muito importante que procure conhecer mais a fundo as suas emoções, as suas angústias e saber, ainda, localizar quais são os momentos em que os sintomas de ansiedade são desencadeados para entendê-los melhor e conseguir diminuir sua frequência e intensidade.
Existem diversos caminhos para o autoconhecimento, sendo o acompanhamento psicológico o principal deles e, quando necessário, também o psiquiátrico.
A Ônix Saúde conta com diversos planos de saúde para quem busca acompanhamento integral por profissionais capacitados para o tratamento da ansiedade, incluindo consultas, exames e pontos de emergência 24 horas. Quer saber mais? Clique aqui.